Ângelos

Anjo do Senhor

• O anjo do Senhor anunciou a Maria...
Maria, assim como Jesus, era esperada e profetizada pelos homens de Deus:
1. Quem anuncia Maria pela a primeira vez?
R: O próprio Deus Pai. ( Gn3,14-15 )
2. Deus, através do profeta Isaias, anuncia que dará ao mundo um grande sinal. Que sinal é esse?
R; Eis que uma virgem conceberá e dará a luz um filho e o chamará Emanuel, Deus Conosco. (Is7,14)
3. A profecia é anunciada como um sinal e o rei Acaz o recusa; José, depois da aparição do anjo do Senhor, aceitou e acolheu Maria como esposa e acreditou no sinal profetizado. Os judeus ainda esperam o cumprimento da profecia; os cristãos acreditam no cumprimento da profecia e acolhem Jesus; José poderia ter acolhido Jesus se efetivamente tivesse rejeitado Maria?

• E ela concebeu do Espírito Santo.


“A força do altíssimo te cobrirá com sua sombra; e por isto aquele que nascer de ti será chamado Santo, Filho de Deus”.(Lc1,35) E assim a virgem se torna esposa do Espírito Santo. A verdadeira “Arca da Aliança”

Escreve Santo Ambrósio ( ano 389-390 ):
“... Cristo veio a este mundo graças a um parto virginal, sem romper os claustros fecundos da pureza. Permaneceu integro em seu pudor e se conservaram intactos os selos da virgindade... Esta porta, disse o senhor, há de permanecer fechada e não se abrirá...Bela porta! Maria, que sempre se manteve fechada e não se abriu! Passou Cristo através dela, mas não abriu”.
Santo Inácio de Antioquia (ano 107) escreve aos efésios:
Nosso Deus, Jesus Cristo, tornou carne no seio de Maria segundo o plano de Deus... Permaneceu oculta ao príncipe deste mundo a virgindade de Maria e seu parto, como igualmente a morte do Senhor: três mistérios de grande alcance, que se processam no silêncio de Deus.”
Assim como o demônio não entendera que o senhor Jesus nasceria de uma virgem sem violá-la, muitos também não entendem, ainda hoje.
1. São Paulo na carta aos efésios ( 1,3-4 ), exalta a Deus Pai por qual motivo?
R: Por lhe ter escolhido em Cristo antes da criação do mundo para ser santo e irrepreensível.
Em 1854 o Papa Pio IX declara que a Virgem Maria por singular graça e privilégio de Deus Onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, foi preservada imune de toda mancha de pecado original. Instituindo assim o dogma da Imaculada Conceição.
Santo Ambrósio – século IV – pergunta: “ Porque procuras a ordem da natureza no corpo de Cristo, quando o próprio Senhor Jesus foi concebido por uma virgem fora do curso da natureza?”
• Eis aqui a serva do Senhor...
Dizia São Justino: “ Eva era virgem e incorrupta; concebendo a palavra da serpente, gerou a desobediência e a morte. A virgem Maria, porém, concebeu fé e alegria quando o anjo Gabriel lhe anunciou a boa nova...”
• Faça em mim segundo a vossa palavra.
No sexto dia o homem foi criado, segundo a palavra de Deus. Em Maria, segundo a palavra de Deus, o novo homem foi criado.
Maria Mãe do meu Senhor profetiza: desde agora, me proclamarão bem aventurada todas as gerações.
1. Certamente Maria não entendera a real dimensão do seu sim. Os discípulos também demonstraram tamanha perplexidade diante do ensinamento de Jesus na sinagoga de Carfanaum ( Jô 6,59-69 ).
2. Mas Pedro, assim como Maria, respondeu com fé: “Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens palavra de vida eterna. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus!”
3. Os que acharam que tal ensinamento de Jesus era muito forte se afastaram da verdade. E você acredita nos mistérios que envolvem a santíssima Virgem Maria, Imaculada?
• E o verbo se fez carne...
1. A união entre a Mãe e o Filho se manifesta desde o momento da concepção virginal até a morte na cruz.
• E habitou entre nós.
1. São Paulo nos ensina que o salário do pecado é a morte. São João nos ensina que quem diz não ter pecado é mentiroso.
2. A virgem Maria foi concebida sem pecado. Quando se deu a sua redenção e quem a redimiu?
R: Sua redenção se deu no primeiro instante de sua vida. Por singular graça e privilégio de Deus Todo-poderoso e em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano.
3. A palavra narra a ascensão do Senhor Jesus. A Igreja crê e declara a assunção de Maria: Associada por um vínculo estreito e indissolúvel aos mistérios da encarnação e da redenção, a Santíssima Virgem Maria, Imaculada, depois de terminar o curso de sua vida terrestre, foi elevada em corpo e alma a glória celestial; e , tornada semelhante a seu filho.

Salve Maria!

Alceir Marchon.